Para os que gostam de invocar a superioridade
do cristianismo em relação ao islamismo, no que toca aos direitos da mulher,
aqui fica um exemplo de vestuário feminino típico do distrito de Portalegre, em
tempos que já lá vão. Terá sido usado até cerca dos anos 30 do século passado.
Consta que começou como vestido de noiva (finais de XIX) e terá passado a ser utilizado
por viúvas nas suas expiatórias idas à igreja. Dizem que servia também para camuflar
as incursões libidinosas das mais pecadoras. Uma burca ocidental ou uma forma
universal de passear incógnita?


Sem comentários:
Enviar um comentário